Sobre a nota na Coluna “Gente Boa”

Publicado: janeiro 31, 2011 em Rio de Janeiro, slackline
Tags:, , , , , ,

Sábado (29/01/2011) saiu uma nota na Coluna Gente Boa – O Globo, com o título “Descanse em paz”. Na pequena nota, a colunista Cleo Guimarães, faz menção a morte de um coqueiro na Lagoa que é usado por praticantes de slackline.

Antes que comece a caça as bruxas, ou melhor aos esportistas. O Blog Slackline Rio foi ao local ver de perto a palmeira morta, e fez algumas fotos da mesma.

 

Na verdade, não se trata da espécie de palmeira das que vemos na praia – coqueiros -, ou próximos ao local. A referida palmeira é outra. O que também não diminui a perda desta espécie da flora que embelezava o local.

Pelo que pudemos observar, não existe nenhuma lesão causada pelo slackline na palmeira. A mesma tem o tronco sadio, o que nos leva a crer que a prática de slackline não seria o motivo da morte desta espécie.

O que pudemos supor no exame a olho nú, é que: ou a palmeira foi acometida de alguma doença/praga; ou foi envenenada por contaminação do solo ou intencionalmente por mão humana; ou morreu de morte natural.

 

Não estamos querendo eximir o slackline de nada, mas trazendo fatos e luz a este caso, e evitando que se comece uma caça aos praticantes de slackline, ou fanatismo ecológico contra este esporte.

Mais uma vez reinteramos os cuidados que a maioria dos praticantes tem na hora da instalação dos equipamentos, e a sensibilidade dos mesmos na preservação dos coqueiros/palmeiras/árvores que são fundamentais para a prática deste bonito esporte.

 

Por André Delacerdaescritor/jornalista/praticante de slackline

Anúncios
comentários
  1. Daniel Costa disse:

    Pois é andre, o povo tem que esta sempre ciente do que esta a ler, pois todo mundo coloca o que quer que os outros vejam, e acabam atraindo olhares pelo determinado fato, o problema é que provas como estas (fotos), mostram que é totalmente fora do padrão de arvores usados para a pratica do slackline. Muito se tem a aprender sobre este novo esporte, e muito tem o que mostrar como ele é importante para o ser humano como atividade física…

    abraço!!!!!

  2. José Helu disse:

    É preciso entender que arvores morrem devido a ataques de cupins,queimadas provocadas por moradores de ruas e ações religiosas com velas,ventos e por velhice também e não por pratica de slackline.

  3. Felipe disse:

    Li essa nota e achei um tanto quanto leviana, sensacionalista e extremamente sarcástica quando o objetivo é atingir os praticantes do esporte.
    Vale lembrar que os praticantes de slackline se preocupam e buscam sempre manter o corpo em equilíbrio com a NATUREZA tendo em vista que o bom visual ajuda e favorece a prática do mesmo. Não é a toa que no Rio de Janeiro virou febre. Portanto, é lucro para nós (praticantes) preservar a paisagem, pois o slackline é um esporte também ecológico.
    O blog mandou bem na iniciativa. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s