Eles estão por quase todo litoral brasileiro, e agora fazem parte de uma prática esportiva que vem chamando atenção: o slackline.

A prática do slackline no Brasil interage com o coqueiro. Este membro da família da palmeiras, segundo fontes botânicas teria sido trazido do Sudeste Asiático e foi introduzido no Brasil com a colonização. É claro, há outras fontes que reclamam a origem destas belas palmeiras, ao nordeste brasileiro.

Esse post não vai tratar das origens dos coqueiros, mas sim, da interação entre o esporte e eles, a paisagem que se desenha do amor dos particantes deste esporte  com a natureza. É fundamental essa parceria entre o slackline e o os coqueiros, e não há mais nada natural do praticar um esporte em perfeita harmonia com a natureza. Assim, é o slackline que se utiliza da resistência natural dos coqueiros como sustentação aos passos harmônicos dos praticantes que estão sobre corda do slackline.

Um dos cuidados na prática deste esporte é a proteção do nosso parceiro, o coqueiro. Para não desgastar o tronco, e é claro, firma mais esta parceria, os praticantes antes de firmarem a corda na palmeira, colocam proteções e espumas envolvendo este, em seguida instala-se os equipamentos, assim, protege-se a árvore.

Certamente ainda existem algumas pessoas que não estão familiarizadas sobre estes cuidados, mas com conversa e conscientização ambiental, os praticantes estão disseminando ao grupo, estes cuidados para que a prática seja saudável tanto para o slack praticante, quanto para nosso querido coqueiro.

Outra perguta é sobre a resistência dos coqueiros, já que muitas pessoas ficam preocupadas se o peso do praticante não irá inclinar as palmeiras, ou quebrar o tronco. Sabemos que estas árvores apesar de resistentes, são também bastante flexíveis, visto que sofrem a influência dos ventos no litoral, que chegam em muitas regiões a mais de 70 km/h.

Esta, é uma questão que apesar de gerar algumas polêmicas, é fácil de ser desmistificada, é só observar os cuidados que os praticantes tem na instalação do equipamento e a altura de instalação correta. É importante, que os praticantes de slackline utilizem somente um metro do tronco como padrão de altura, o que preserva a envergadura, flexibilidade e resistência dos coqueiros.

Uma dica é observar se o coqueiro escolhido aguenta a instalação dos equipamentos, caso contrário, evite instalar nele.

O slackline é um esporte com responsabilidade ambiental, de perfeita interação entre os praticantes e a natureza.

O título desta matéria bem poderia ser: Slackline e o coqueiro, combinação perfeita.

Anúncios
comentários
  1. Daniel Costa disse:

    Pow andre, show de bola a materia,isso mostra como é importante a interação do homem com a natureza, atraves do esporte…

    abraços

  2. José Helu disse:

    É importante mesmo todos terem a atenção total com os coqueiros,não custa nada zelar por esse bem.Todos tem que usarem uma proteção ou braçadeira ou mesmo um pano grosso tipo uma toalha,para evitar atritos.Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s